Problemas no Ensino/Aprendizagem de Introdução a Programação

O estudo realizado nessa equipe, por Fillipe Lourenço e Wescley Gomes, visa detectar quais os problemas encontrados no ensino e aprendizagem das disciplinas de introdução a programação, o que levam a estas turmas estarem cada vez mais reprovando estudantes e quais novas metodologias existem para tentar melhorar essa realidade.

Inicialmente foi feito uma breve revisão bibliográfica para detectar o que a literatura nacional fala sobre o problema e posteriormente a internacional.

Dando seguimento, a equipe vem estruturando uma apresentação a fim de sensibilizar professores da área em que é necessário haver uma mudança no ensino da programação como vem sendo feito, para isso a mesma está sendo estruturada com base em artigos e publicações relacionadas sobre os problemas no ensino/aprendizado e novas metodologias e seus resultados.

A metodologia POP vem sendo estudada por essa equipe e significa Programação Orientada ao Problema. Após amadurecimento das idéias a mesma será inclusa a apresentação como alternativa de ensino/avaliação aos professores.


 MilestoneDescrição  Status
 1Revisão Bibliográfica sobre problemas no ensino/aprendizagem de programaçãoRealizado 
 2Pesquisa e leitura na literatura internacional sobre reprovação e desistência nos cursos de computação Realizado 
 3Elaborar apresentação para sensibilziar professores sobre o problema e suas causas, alertando-os da necessidade de mudança.Realizado
 4 Resumo sobre as atividades realizadasRealizado 
 5Estudo sobre o método POP (Programação Orientada ao Problema)Em Andamento

Ċ
fillipe.lourenco@dce.ufpb.br,
15 de nov de 2011 08:35
Comments