Ferramentas De Auxilio ao Ensino de programação



    Essa equipe busca, encontrar ferramentas que auxiliem no ensino da programação, e encontrar maneiras de utilizar essas ferramentas de forma que venha auxiliar os alunos na melhor compreensão de programação, e também auxiliar os professores a obterem melhores resultados com seus alunos.  

    As ferramentas utilizadas foram as seguintes: Scratch, Robomind, yenka, Hall . Abaixo segue uma descrição das ferramentas utilizadas.


Scratch


Scratch 
 é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interactivas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha  dessas criações na Web.

E por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. 

Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. E diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.

Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.

Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.

O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente em sua página. Já existem versões para Windows, Mac OS X e Ubuntu. E uma versão está sendo feita para o laptop XO.

Esta aplicação, destinada a ser utilizada por crianças a partir dos 8 anos, foi desenvolvida pela equipa Lifelong Kindergarten  do MIT Media Lab , coordenada por Mitchel Resnick .


Link Para Download:

http://scratch.mit.edu/


Hall

    É um ambiente de desenvolvimento onde o aluno pode criar,salvar,editar,recuperar e executar seus algoritmos e possui uma biblioteca de funções que podem se adicionadas ao algorítimo a partir do menu. A contrução dos algoritimos e feita de maneira textual e os resultados são exibidos através de uma janela do MSDOS. Alem das variáveis e estruturas de controle tambem podem ser inseridas a partir do menu.
    Outra importante funcionalidade é a possibilidade de tradução dos algorítimos para as linguagens C,C++ e PASCAL.


Yenka 

    

    É um programa voltado ao uso educacional, é uma ferramenta  com interface bem simples, onde é possível criar experimentos bidimensional e tridimensional de informática, física, ciência, eletrônica, química e matemática.
    Por meio dela, o usuário deve escolher a disciplina desejada para estudo. Além disso, ficam disponíveis diversas ferramentas para a simulação em laboratório.


Link Para Download:


RoboMind
    
    É Uma IDE que oferece uma linguagem de programação simples para movimentação de um robô em um mundo bidimensional. A interface é composta de três partes:  área de edição do programa; mundo em que o robô se movimenta de acordo com o programa; controle de execução do programa junto de uma área de mensagens, que é usada para apresentar erros sintáticos ou situações em que o robô tem problemas durante a execução, como por exemplo, quando o robô bate numa parede.

Link Para Download:


Avaliação das Ferramentas

tabelaClassificação






Ĉ
Adelito Farias,
6 de jan. de 2012, 12:34
Ċ
Adelito Farias,
30 de out. de 2011, 04:43
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