Essa equipe busca, encontrar ferramentas que auxiliem no ensino da programação, e encontrar maneiras de utilizar essas ferramentas de forma que venha auxiliar os alunos na melhor compreensão de programação, e também auxiliar os professores a obterem melhores resultados com seus alunos. As ferramentas utilizadas foram as seguintes: Scratch, Robomind, yenka, Hall . Abaixo segue uma descrição das ferramentas utilizadas. Scratch O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interactivas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.E por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. E diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura. Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus. Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas. O ambiente de desenvolvimento pode ser baixado gratuitamente em sua página. Já existem versões para Windows, Mac OS X e Ubuntu. E uma versão está sendo feita para o laptop XO. Esta aplicação, destinada a ser utilizada por crianças a partir dos 8 anos, foi desenvolvida pela equipa Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab , coordenada por Mitchel Resnick . Link Para Download: Hall É um ambiente de desenvolvimento onde o aluno pode
criar,salvar,editar,recuperar e executar seus algoritmos e possui uma biblioteca de funções que podem se adicionadas ao algorítimo a partir do menu. A contrução dos algoritimos e feita de maneira textual e os resultados são exibidos através de uma janela do MSDOS. Alem das variáveis e estruturas de controle tambem podem ser inseridas a partir do menu. Outra importante funcionalidade é a possibilidade de tradução dos algorítimos para as linguagens C,C++ e PASCAL. Yenka É um programa voltado
ao uso educacional, é uma ferramenta com interface bem
simples, onde é possível criar experimentos bidimensional
e tridimensional de informática, física, ciência, eletrônica, química e matemática. Por meio dela, o
usuário deve escolher a disciplina desejada para estudo. Além disso, ficam
disponíveis diversas ferramentas para a simulação em laboratório. Link Para Download: RoboMind É Uma IDE que oferece uma
linguagem de programação simples para movimentação de um robô em um mundo
bidimensional. A interface é composta de três partes: área de edição do
programa; mundo em que o robô se movimenta de acordo
com o programa; controle de execução
do programa junto de uma área de mensagens, que é usada
para apresentar erros sintáticos ou situações em que o
robô tem problemas durante a execução, como por exemplo, quando
o robô bate numa parede. Link Para Download: Avaliação das Ferramentas |