Projeto‎ > ‎Home‎ > ‎Equipes‎ > ‎

Equipe Pesquisa

                                                                                                                                                                      
Bolsistas do Grupo de Pesquisa
Felipe Oliveira - Luma - Anderson - Silvia - Thiago Ramalho - Yugo

O Grupo de Pesquisa vem realizando seus trabalhos e estudos de forma bem coletiva e harmoniosa. Todos os membros tem se empenhado igualitariamente na realização dos seus trabalhos. Segue abaixo uma melhor descrição das atividades realizadas no primeiro semestre do PIBID:

  • Revisão bibliográfica do conceito de pesquisa e pesquisa científica e apresentação de seminário ao grupo para fomentar a discussão sobre o tema com os demais do grupo;
  • Estudo sobre práticas de ensino com o uso pedagógico das tecnologias e apresentação de seminário  ao grupo para fomentar a discussão sobre o tema com os demais do grupo;
  • Estudo sobre Softwares educativos: conceito, tipos, características e exemplos;
  • Estudo sobre utilização de softwares educativos no ensino da Matemática e apresentação de seminário ao grupo para fomentar a discussão sobre o tema com os demais do grupo;
  • Coleta dos softwares educativos a partir das dificuldades levantadas na escola em que foi feito pesquisas em repositórios como RIVED, Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, Cesta e Portal do Professor. Foi pesquisado também em repositórios de outros países.
  • Pesquisa e avaliação do software a ser utilizado na Olimpíada de Jogos digitais para o ensino da matemática no I workshop do PIBID. O software Piramid Panic aceito para a Olimpíada foi o que melhor apresentou os aspectos: Pedagogia implícita, Motivação, Interatividade, Design da interface, Carga cognitiva e Instruções a serem seguidas pelo educador.
  • Catalogação utilizando-se da análise e avaliação dos melhores softwares dispostos a atender a demanda das dificuldades do ensino da matemática levantadas na escola Burity;
  • Criação do repositório de Softwares educativos do Pibid contando com mais de 100 Objetos de Aprendizagem;
  •  Estudo sobre ferramentas de autoria de jogos e animações;
  • Análise de uma melhor ferramenta e linguagem para construção de um jogo educativo;
  • Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem: MatematiCity em que foi usado a tecnologia Flash com o intuito de envolver estratégias no ensino da matemática;
  • Reprodução de jogos educativos para ensino da matemática, utilizando a tecnologia Flash e Action Script;

 Assim, compartilhamos com todos do Pibid o consenso de que Ensinar exige pesquisa:

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se
encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando,
reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me
indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e
me educo. Pesquiso para conhecer e o que ainda não conheço e comunicar ou
anunciar a novidade."
Paulo Freire


   Artefatos

   
Repositório de Objetos de Aprendizagem 
  
    Palestra - Softwares para o ensino da Matemática


    Minicurso - Aprendendo a construir jogos educativos em Flash

    Arquivos que introduziu os trabalhos do Grupo de Pesquisa

    Planilha de atividades